• Afonso Leitão

Por que é que as Crianças precisam de Cursos de Verão em 2021, mais do que nunca

Atualizado: Mai 7

Durante quase um ano várias escolas no planeta fecharam as suas portas aos Estudantes, tendo sido o Ensino Online a solução encontrada para o que foi e ainda é um novo normal. São tempos muito difíceis para todos os envolvidos: Professores, Diretores de Escolas, Pais e Encarregados de Educação, mas essencialmente para as crianças e jovens.


Há um ano, talvez qualquer criança no mundo adoraria estar 9 meses sem escola; mas agora, depois de tantos meses ausentes, as coisas são muito diferentes - estavam desejosas do regresso. Sim, as crianças ficaram sem o ensino formal longos meses — mas mais importante ainda — perderam, durante muito tempo, coisas simples que apenas ocorrem no ambiente da escola e que alguns podem não considerar tão importante: brincar, socializar, estar ao ar livre, comunicação entre pares ao vivo, resolver problemas e muito mais. Os Estudantes estavam desesperadas para voltar à escola, sentiam a falta das salas de aula e dos recreios. Tiveram muitas saudades. Já tinham pensado nisso?


Enquanto estivemos totalmente seguros de que os Pais e os Professores lhes estavam a dar a melhor educação nos últimos 12 meses - e nós sabemos como foi duro equilibrar o ensino à distância com o teletrabalho — há ainda uma oportunidade para os estudantes recuperarem o tempo de escola que perderam e permitir-lhes tempo de qualidade para brincarem o que ficou por completar, socializarem pela duração das semanas isolados, estarem ao ar livre com estudantes da mesma idade, resolver problemas e muito mais logo após este final de ano escolar que agora retomam — That is Summer School.


Summer School pode ser um conceito estranho para os Pais Portugueses mas é um modelo vencedor no Reino Unido e a maior parte dos colégios ingleses identificam-se, durante os meses de Julho e Agosto, como English Language Summer Schools. Depois de quase um ano em casa e fora da escola é altura de reverter esta situação; não só aproveitar a oportunidade de comunicação com estudantes de todo o Mundo, em Inglês, mas também de socializar com amigos e colegas. Nos EUA, os campos de férias fazem parte da vida dos estudantes: é algo instituído que já é comercializado com muitas iterações como as religiosas, as inclusivas a dificuldades de aprendizagem e também as mais activas ou mais académicas — e os benefícios daqueles que participam incluem (re)construir a sua autoconfiança, estar activos, crescerem autónomos, melhorarem as suas competências sociais, descobrirem novos talentos, desenvolverem competências académicas e muito mais.


A Edu4WORD tem conversado regularmente com Directores de Colégios, Professores e Encarregados de Educação que também nos admitiram que o tempo que os estudantes passam num Campo de Férias e a viajar tem uma profunda influência no seu desenvolvimento e atitudes perante o mundo à sua volta, ao mesmo tempo que apreciam a oportunidade. Um dos nossos objectivos na Edu4WORD sempre foi proporcionar programas educacionais no Reino Unido que não só desenvolvam os conhecimentos da língua Inglesa como potenciam amizades de todo o mundo, conhecimento da cultura, história e geografia Britânica ao mesmo tempo que desenvolvem soft skills. Em média, os nossos programas incluem 15 nacionalidades diferentes, de vários continentes, que tiram partido de todas as oportunidades de diversão que um Curso de Verão em Inglaterra lhes proporciona. Num ano normal estaríamos a visitar Escolas e Colégios, feiras de educação e eventos de formação mas, devido à pandemia, não tem sido possível de forma presencial. Sendo assim, esperamos conseguir igualmente divulgar os nossos Programas na esperança de finalmente fazer dos Cursos de Verão em Inglaterra o novo normal para as crianças e jovens em Portugal.


Este ano inovámos nos nossos programas com atividades de projecto, public speaking, mais horas de Inglês — um total de 20 horas por semana — e o convívio com crianças e jovens Ingleses também.


O nosso Curso de Verão vai realizar-se no coração do campo de East Sussex num maravilhoso espaço verde em Guestling, perto de Hastings. Depois de um ano lectivo ainda muito atribulado em casa, os Estudantes vão poder desfrutar dos espaços mais verdes de Inglaterra, com ar fresco e sem poluição, numa localização muito segura e podendo usufruir de tudo o que não fizeram nos últimos meses: playing, socializing, being outdoors, communicating face-to-face, problem solving and a lot, lot more.




Lembrem-se que a Escola não é apenas o que acontece normalmente de Outubro a Junho, não é só aprender matérias novas e consolidar antigas. É muito mais do que isso.