• Sofia Leitão

O que visitar em Londres para fãs do Paddington - o urso mais conhecido do Mundo

“O que ver em Londres?” é a questão mais colocada por quem está a planear visitar a capital de Inglaterra e do Reino Unido. Por que não ficar a conhecer melhor uma história marcante e encantadora, que é a do urso mais conhecido do Mundo? De facto, este comovente enredo, que envolve uma família Inglesa que acolhe esta personagem tão divertida é também uma lição sobre o colonialismo, a imigração e a descriminação de minorias, ao mesmo tempo que retrata a cultura britânica.

gif

#1 Podemos e devemos começar por Paddington Station - que é um dos principais terminais da National Railway e do Metro de Londres, em Praed St, City of Westminster. Foi aqui que Paddington foi encontrado sozinho, com a sua mala castanha e o chapéu vermelho, depois de uma longa viagem clandestina num barco salva-vidas de um navio, desde o Peru, Lima. A família Brown batizou-o com o nome da estação. Aqui poderá tirar uma foto junto à estátua de bronze do Paddington e comprar lembranças na loja oficial.

#2 De seguida recomendamos uma visita à simpática rua Chalcot Crescent 30, Primrose Hill, onde Paddington ficou a morar: aqui encontramos muitas moradias em tons pastel que se alinham na rua em forma de meia-lua, pintadas em tons de verde, amarelo, rosa e claro, de azul - a construção e o ambiente tipicamente britânicos.

#3 Depois sugerimos um passeio por Portobello Road, distrito de Notting Hill, onde fica o antiquário do Sr. Gruber, húngaro que Paddington visita muitas vezes: Alice’s Antiques. Nesta localização poderá perder-se o resto da tarde, comer uma sandwich de marmalade e jantar num dos muitos restaurantes famosos pelas suas cozinhas britânicas, Indiana, Italiana, Francesa e Americana.

#4 No dia seguinte, recomendamos uma longa e cuidada visita ao Natural History Museum onde Millicent Clyde, papel desempenhado no filme por Nicole Kidman - museóloga sádica e taxidermista chefe - tentou capturar o Paddington para o exibir no museu. Natural History Museum, Exhibition Road, South Kensington.

#5 A nossa sugestão para o último dia deste tour é visitar em Oxford Street os armazéns comerciais Selfridges, onde Michael Bond comprou um pequeno urso de peluche para oferecer à sua mulher no Natal de 1956, e que posteriormente foi a sua inspiração para escrever os livros. Ainda nesta zona, importante não perder um passeio em Hyde Park para ficar a conhecer o Serpentine Lake - o local preferido por Mrs Brown para nadar no último filme Paddington, e ainda Regent Street para se deliciar na mais famosa loja de brinquedos de Londres: Hamleys, que vende este famoso urso de peluche e vários acessórios há mais de 40 anos entre 7 andares muito variados e animados.

gif

Did You Know? Entre 4 e 30 de Novembro de 2014 foi possível visitar mais de 50 estátuas do Paddington em Londres, por ocasião da estreia do seu filme no dia 28: As Aventuras de Paddington, o filme realizado por Paul King e baseado em Paddington Bear de Michael Bond. Foi seguido por Paddington 2, que estreou no Reino Unido a 17 de novembro de 2017.