• Edu4WORD

O Que Significa 'Pay it Forward'?

Um professor de estudos sociais deu, na sala de aula, a toda a turma a tarefa de pensarem numa ideia para melhorar o mundo e de seguida colocarem essa ideia em prática. Um dos seus alunos criou um plano que não não só afetou positivamente a sua Mãe, que era solteira, como também veio a desencadear uma avalanche de atitudes de boa vontade genuínas sem precedentes. Este movimento de bondade que acabou por ter uma escala nacional nos EUA veio mais tarde a chamar-se pay it forward ou Favores em Cadeia. Foi o filme com o mesmo nome, lançado a 20 de Outubro de 2000 e inspirado no romance de Catherine Ryan Hyde que popularizou este conceito.


Mas o que significa pay it forward?


Basicamente estamos a falar de boa vontade e retribuição, ou seja, quando alguém faz algo por nós, em vez de agradecermos diretamente a essa pessoa, “passamos” essa boa ação para outro. Um dos exemplos mais fáceis para explicar este conceito é precisamente: oferecermos um café á pessoa que está atrás de nós numa fila e depois essa pessoa proceder da mesma forma com o estranho que está atrás e assim sucessivamente.


Qual é o propósito de tudo isto? Por que é que tantas pessoas vivem as suas vidas de acordo com o princípio pay it forward?


Está provado que actos de bondade se desenvolvem naturalmente de forma exponencial numa comunidade e que as pessoas acreditam que uma boa acção vai gerar outra boa acção. Pay it Forward ou "Pagar adiante" vai assim tornar o mundo num lugar melhor para todos.


Esta atitude de paying it forward deverá fazer parte da vida quotidiana de qualquer um de nós. Por exemplo se nos voluntariamos para ajudar um estagiário, o gerente ou o supervisor de outro departamento, esta atitude vai ficar automaticamente na mente destes quando surgir uma oportunidade de promoção. Também numa rede de networking profissional, as pessoas com as quais criamos melhores relações de confiança e ajudamos a promover os seus negócios, vão com toda a certeza mais tarde lembrar-se de nós e retribuir. Portanto, o pay it forward pode melhorar não só a nossa vida pessoal como também a nossa vida profissional.


> Ao longo do dia surgem inúmeras oportunidades para ajudares alguém, apenas precisas de estar atento;


> Estas oportunidades nem sempre surgem de amigos ou familiares, terás de estar disposto a ajudar quem realmente precisa, mesmo que seja um estranho.


> Não esperes receber nada em troca. Muitas pessoas irão certamente perguntar como poderiam retribuir e aí podes apresentar-lhes a ideia do pay it forward. Diz que não esperas nada em troca mas que agradecias se eles pudessem "passar" a boa acção para outra pessoa.


> Pequenos actos contam. Não importa o quanto dás mas sim que estejas disposto a ajudar alguém,.


“We make a living by what we get. We make a life by what we give.” Winston S. Churchill



Pay It Forward (2000)

20 Out 2000 | Drama | 2h30min | M12

When someone does you a big favor, don't pay it back... Pay It Forward

Staring Kevin Spacey, Haley Joel Osment, Helen Hunt & more.

Watch Trailer >

©2020 | Edu4WORD® Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

  • youtube
  • linkedin
  • instagram
  • facebook