Edu4WORD
International Students and Cultural Shock
Choque cultural é o impacto da mudança de uma cultura familiar para uma nova cultura. Esta situação afeta qualquer pessoa e é um sentimento natural. Pode incluir o choque de um novo ambiente, conhecer pessoas novas, novos alimentos, cheiros, sons etc. Também inclui o choque de ser separado dos amigos e familiares. Alguns elementos que contribuem para o choque cultural são:
CLIMA O clima britânico é caracterizado pela mudança constante do tempo durante o dia. Pode estar a fazer sol agora mesmo e de seguida começar a chover.
COMIDA A comida britânica tem um sabor diferente, os condimentos e a confecção das ementas têm outras características. Deve ir alternando com alimentos mais familiares e comer muitas frutas e vegetais frescos. Água engarrafada ao longo do dia e sumos naturais são sempre bem vindos.
IDIOMA Como terá que usar uma língua diferente 24 horas - fazer-se entender e perceber o que lhe dizem e o que está escrito poderá resultar em cansaço e em situações de grande stress. Mesmo sendo fluente em inglês, é possível que os sotaques regionais dificultem a comunicação. Recomendamos que, sempre que necessário, peça para repetir ou para falar mais devagar / soletrar.
REGRAS SOCIAIS O comportamento dos britânicos pode parecer estranho / surpreender ou mesmo parecer ofensivo. Algumas atitudes parecem hostis e nervosas e os relacionamentos podem ser mais formais ou demasiadamente informais. Os britânicos são geralmente muito pontuais portanto deves chegar sempre a horas às aulas e actividades - 10 minutos antes é o recomendado. Se estiver atrasado por algum motivo deve avisar o Professor com antecedência. Isto é especialmente importante se estiver a viver com uma Host Family. Sempre que estiver atrasado para uma refeição deve avisar a família anfitriã com alguma antecedência - 3 horas antes pelo menos.
Como combater o choque cultural?
Atitude Curiosa
É fundamental adoptar uma atitude curiosa durante todo o programa (qb. claro) — observar, perguntar, compreender e participar. A partilha de curiosidades e o que sabemos sobre o nosso país e sobre a nossa cultura, tanto em casa (como na empresa, se for o caso) ou na Escola de Línguas é muito importante e eficaz nos primeiros dias. Se ficar com uma Host Family é importante, logo no primeiro dia, verificar os hábitos e as regras de casa: por exemplo sobre deixar os sapatos à entrada de casa. Perguntar à Host Family como foi o seu dia também faz parte integrante dos Ice-breakers em casa. Outras perguntas interessantes para fazer á Host Family ou Colegas podem ser:
> How was your day?
> What kind of work do you do?
> How long do you take to travel to work?
> How do you travel to work?
> What makes you to be a Host Family?
> For how long have you been do it?
> Can I help? Shall I set / clear the table? Shall I do the dishes?
Esta atitude curiosa e interessada irá fazer com que seja percepcionado/a como uma pessoa simpática, atenta e disponível.
Expectations and Managing my Outcomes
Não esquecer de pensar sobre expectativas e objectivos pessoais / ou seja a motivação para este programa:
> O que pretendo com este curso de Inglês? — Ser capaz de …
> Que locais quero visitar durante a estadia
> Que experiências quero realizar
> Quem quero conhecer / Que amizades quero retirar desta experiência
> Que actividades quero experimentar.
Nas dificuldades ou conflitos não esquecer de STOP — Stop, Take a deep breath, Observe, Proceed e de que FEAR is a False Evidence Appearing Real.
Other Tips:
> Fazer exercício físico regularmente
> Praticar uma dieta equilibrada e saudável
> Manter contato com a Família em casa e Amigos
> Fazer amizade com estudantes internacionais - eles entenderão as suas preocupações
> Fazer amizade com estudantes locais - isso pode ajudar a entender a cultura e permite ainda mais oportunidades praticar Inglês.
Lembre-se ainda que pode falar, a qualquer momento, com um membro da equipa da Escola da Línguas — estão preparados para corresponder a qualquer necessidade ou dúvida. Pode também contactar a Edu4WORD através de telefone ou email 926742001 ou office@edu4word.com
O choque cultural é normal, inevitável e não é um sinal de que não adaptação. Na verdade, existe um número de aspectos positivos resultantes do choque cultural — pode ser uma experiência de aprendizagem que permite que adopte uma atitude mais consciente da sua própria cultura e da cultura que está a descobrir. Tudo isto irá melhorar competências pessoais e sociais que são a grande mais valia destes programas.