• Edu4WORD

Host Family: O que é e porque é a melhor opção

Atualizado: 8 de Out de 2019

O intercâmbio é uma experiência única, através da qual é possível ter contacto directo com uma cultura completamente nova e costumes diferentes dos que estamos acostumados. É das experiências mais enriquecedoras que alguém pode viver, mesmo que seja apenas por uma semana. A opção de alojamento em host family, para além de ser a mais económica, é também a que permite uma maior imersão no estilo de vida e cultura do país de destino.




O que é uma Host Family?

Alojamento em homestay significa ficar hospedado em casa de uma família local, em quarto partilhado ou particular. As homestays dão significado à frase home away from home porque a família anfitriã está preparada para ajudar em todos os momentos da viagem - desde a adaptação à nova cidade até aos costumes e tradições mais particulares.


A Edu4WORD posiciona-se junto dos participantes com uma grande preocupação com o seu bem-estar, tomando todos os cuidados para garantir que tenham a melhor experiência possível durante a estadia no estrangeiro. Para isso, as host families são cuidadosamente selecionadas, passando por um rigoroso processo de inspecção do British Council antes de serem aprovadas. Muitos estudantes mantêm contacto com a sua host family depois de terminarem o curso.


Practice, Practice, Practice! O alojamento em host family permite principalmente a prática do Inglês extra sala de aula em contextos descontraídos e divertidos. É um espaço seguro para pores em prática tudo o que aprendeste durante as aulas de Inglês. Para isto, deverás tirar proveito de todas as conversas quotidianas em casa num ambiente descontraído. Rapidamente irás perceber que estás a melhorar muito mais rápido e a ganhar mais confiança a comunicar.


Embrace the Differences: A host family estará comprometida em partilhar todos os aspectos do dia-a-dia contigo, mas rapidamente irás perceber que algumas coisas não vão funcionar exatamente da mesma forma como funcionam numa família em Portugal. As pessoas podem ter horários diferentes, formas de se relacionar, comunicar, e organizar muito diferentes — mas essa é a melhor parte. Não precisas necessariamente de gostar, mas é importante respeitar as diferenças e aproveitar enquanto estiveres a viver esta experiência. É assim que realmente aprendemos e crescemos com culturas diferentes.


Break Your Diet: Todos nós temos a nossa comida preferida. Todos temos coisas que gostamos mesmo e coisas que não comemos. Quando estás no estrangeiro tens de esquecer todas essas coisas. Numa host family tens a oportunidade de comer pratos da culinária local. Tens de experimentar! Poderás surpreender-te com pratos que nunca comerias em casa e que, de repente, podem ser o teu novo prato preferido. Para além da comida, o momento das refeições é fundamental para criares laços e conversares com a família. 


Communication is Key: Caso apareçam novas dúvidas ou incertezas em relação à rotina da família, sobre como utilizar algum aparelho ou sobre o processo de adaptação a uma nova cultura, o melhor é perguntar sem ter vergonha de errar. Afinal de contas, um dos objectivos desta experiência é familiarizar com a língua e perder a vergonha de falar. Além disso, a host family está disposta a ajudar com possíveis dúvidas e irá esforçar-se em entender mesmo que ainda não fales com fluência.


Ready for your next adventure? Começa a preparar já o teu curso!

©2020 | Edu4WORD® Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

  • youtube
  • linkedin
  • instagram
  • facebook