• Edu4WORD

Verão 2020: Ensinar a Aprender Competências

Este Verão fomos surpreendidos com este tema e de forma muito gratificante tivemos a oportunidade de nos especializar no assunto.


Durante 8 semanas, entre 06 de Julho e 28 de Agosto, a Edu4WORD dinamizou em Oeiras um Campo de Férias para 340 crianças, dos 6 aos 16 anos. De manhã frequentaram um curso de Inglês intensivo e da parte da tarde estiveram ocupados a melhorar os seus conhecimentos com actividades de desenvolvimento de competências.



Envolvemos (devidamente protegidos e protetores também) 16 profissionais de Educação entre Professores de Inglês, Monitores de Desporto, Professora 1º CEB, Facilitadores LEGO Education e Artistas de diversas áreas: dança, teatro, expressão plástica, comunicação, actividades ao ar livre de interesse histórico e cultural e também programadores informáticos.


O nosso objectivo, muito bem definido desde o primeiro momento era, claro, não só desenhar e dinamizar um programa educacional de desconfinamento mas também de aproveitar muito bem e de forma equilibrada um timetable de 8 horas diárias numa localização com vista mar. Assim, proporcionámos a cerca de 40 crianças por semana o convívio estruturado com professores de Inglês nativos e experientes, a prática semanal de desporto, o desenvolvimento da sua autonomia e pensamento crítico, fomentámos a criatividade de cada um e a sua capacidade para identificar soluções com tarefas alinhadas com a metodologia Lego Education. Reciclámos materiais e fizemos construções para rever cultura Inglesa, usámos plasticina e puzzles para ilustrar viagens e monumentos e nos tablets sensibilizámos para a importância crescente que a programação informática tem vindo a ocupar no nosso dia a dia.


Fomos bafejados pela sorte também: o nosso Summer Camp foi dos únicos sem infecções detectadas, o que permitiu levarmos a cabo o programa que tínhamos idealizado, sem soluços e contratempos. Mas também procurámos esta sorte, com todo o investimento feito em medidas preventivas, em complementar os ensinamentos que os Participantes já traziam de Casa sobre melhores práticas em tempos de pandemia e em estarmos completamente sincronizados com a evolução do tema, bebendo das recomendações das autoridades nacionais e também internacionais.


Fizemos este caminho caminhando e vamos construir um castelo, porque depois destas práticas estamos muito preparados para seguir em frente #moving4WORD e vamos fazer muitas conquistas já ali ao virar da esquina. Foi uma iniciativa que contou com a coragem dos Participantes e Encarregados de Educação, dos Facilitadores e também nossa: fomos até ao fim com os nossos objectivos e observámos aquilo que costuma acontecer nos Summer Camps UK e tanto nos gratifica - Participantes tristes no primeiro dia porque abandonaram o conforto dos seus ninhos e Participantes tristes no final porque não se queriam ir embora do Campo. Este shift do 8 para o 80 consegue-se com muita determinação, muito foco e também um enorme sentido de missão.


Esta temporada ainda foi mais gratificante porque conseguimos envolver a comunidade neste feito: ficamos todos a conhecer-nos, fizeram novas amizades e trocaram opiniões e agora estão mais preparados para o regresso às aulas sempre atentos às recomendações da DGS.


©2020 | Edu4WORD® Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

  • youtube
  • linkedin
  • instagram
  • facebook