• Afonso Leitão

Social Distancing Playlist 🎵

Atualizado: Nov 4

Todas as Empresas têm a sua forma de comunicar: algumas comunicam de maneira mais massificada e outras de maneira mais localizada, mais precisa - alguns de Vós serão de Marketing e eu não quero estar a ensinar a missa ao padre mas era para dar contexto ao que se segue.


Quando todos entrámos em confinamento (meados de Março, já nem sei bem qual foi o Dia D!), ficámos um pouco aos papéis relativamente ao que poderíamos comunicar aos nossos Clientes e Amigos - não podíamos comunicar sobre os nossos Cursos de Páscoa ou Verão, uma vez que tiveram de ser adiados; não podíamos falar sobre os benefícios de um Work Experience no Reino Unido, já que era inviável; não podíamos falar sobre a vista que se tem a partir do The Shard porque nenhum de Vós poderia visitar Londres tão cedo - sobre o que iríamos comunicar? De que maneira poderíamos mantermo-nos em contacto com o nosso público e que nos distinguisse de todos os clichês que iriam acabar por receber de todas as marcas de carros, agências imobiliárias, operadores de internet ou dietas milagrosas?


A nossa atividade é muito própria: nós impactamos crianças, jovens, adolescentes e também, quando nos dão oportunidade, adultos - mas maioria das vezes os Pais e Encarregados de Educação têm de decidir se confiam na Edu4WORD para acompanharmos os seus Filhos e Educandos numa viagem ao Reino Unido. Uma viagem que não só lhes permitirá conhecer o país, a cultura, a língua e comer uma maçã da mesma nacionalidade que aquela que atingiu Isaac Newton na cabeça; mas também uma viagem que lhes dá Mundo, que lhes suscita curiosidade por outros interesses, que lhes permite conhecer outras maneiras de fazer coisas e também saber como outras pessoas olham para problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia. É um investimento com um retorno que às vezes se proporciona mal eles regressam e outras vezes verifica-se bastante mais tarde - o tempo de incubação do retorno (gostam de como empreguei um termo tão banalizado?) é tanto maior quanto a falta de follow-up que a Família faz dos nossos Programas. Mas sobre isso falaremos noutra altura - o importante a reter aqui é que tradicionalmente é uma decisão importante e que a mesa de jantar, em Família, é quando muitas vezes se decidem estes temas.


O que decidimos fazer foi, via Spotify, preparar uma playlist para que as Famílias pudessem aproveitar melhor o tempo que a pandemia acabou por lhes proporcionar; sabem aquele cenário idílico muito à filme americano/britânico dos anos 50s e seguintes em que depois de jantar as Famílias se juntam na sala a conversar ou a ouvir rádio/gramofone? Nós quisemos muito trazer isto de volta - não porque "agora valorizamos mais as pequenas coisas", aquele chavão que as pessoas, à falta de análises mais profundas gostam de verbalizar - mas por algum saudosismo saudável, por uma nostalgia, por tempo de qualidade em Família que nos é negado pelo trabalho ou pela PlayStation no quarto dos miúdos ou pelo Netflix na televisão da cozinha.


Assim, criámos uma playlist com 22 músicas (agora 30) que, de alguma maneira ou de outra teriam algo a ver com a situação em que estávamos ou com a nossa actividade. Muitos Beatles? Claro que sim. Mas sempre com mensagens relevantes. Ou então com graça - "Don't Stand So Close To Me" dos The Police achámos que era um must ou então a "Fever" da Peggy Lee.


O que é que nós queremos? Façam serões giros: ponham o vosso Spotify na PlayStation, televisão, rádio, telemóvel - acedam a esta playlist e cantem Amigos, cantem. Contem aos miúdos como dançavam ao som destas músicas e expliquem-lhes as letras. Relembrem com a vossa cara-metade estas mensagens. Ponham no carro, a caminho da escola. Ouçam no banho e cantem sem receberem olhares alheios. Expliquem os movimentos culturais das músicas e o que era a realidade daquela época. Usem como ponto de partida para ver alguns filmes.


Eu tenho ouvido enquanto cozinho e tem sido um fantástico tempero. Para subscreverem a playlist basta irem ao link que está ali para cima a vermelho e sublinhado - para ouvirem direto basta usarem o widget do Spotify. Let's Go!

©2020 | Edu4WORD® Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

  • youtube
  • linkedin
  • instagram
  • facebook