• Sofia Leitão

Adolescentes presos em casa? Algumas life skills que podem desenvolver agora

Em tempos de COVID19 todos somos obrigados a estar em casa, seja para trabalhar, estudar ou apenas passar tempo. Mas, e os jovens que pela primeira vez se vêem verdadeiramente presos em casa?


Nesta altura do ano estaríamos em Londres com grupo desta espécie, aquela faixa etária que ao mesmo tempo é irreverente e adorável, impaciente e curiosa, cheia de receios e pronta a arriscar


Durante os nossos programas no Reino Unido, ainda mais do que aprender Inglês, a minha preocupação é também o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Falo de auto estima, confiança, integridade, competências de comunicação, responsabilidade e cortesia. As actividades organizadas fora da sala de aula provocam e estimulam os jovens, já que é este o desafio para terem sucesso, agora nos estudos, brevemente na universidade e logo de seguida na procura de emprego.


Mas este ano estamos por cá e o melhor que temos a fazer é aproveitar o momento e preparar o futuro. Assim, preparámos alguns temas que podem ser tratados em família para os jovens rentabilizarem este período em casa.


Como fazer uma chamada telefónica?

A grande maioria dos jovens está habituado a enviar mensagens de texto para tratar de qualquer assunto. Mas há coisas que não podem ser feitas através de mensagens como marcar ou adiar uma consulta médica. É importante que saibam definir o objectivo da chamada, o timing e um script geral. Ligar a um restaurante a encomendar o jantar pode ser um bom treino.


Como escrever um e-mail?

Mais uma vez, é importante os jovens saberem redigir um texto mais longo que uma text message. Importa estabelecer um objectivo, saber para quem estamos a falar, como iniciar, desenvolvimento e despedida. Aqui podem encontrar algumas dicas extra.


Como gerir um orçamento?

Um bom treino para gerir um orçamento é desenhar uma folha de excel com todas as despesas e rendimentos. Os jovens podem começar por pesquisar o preço de uma renda de casa, seguros, comida e outros. Pode ser uma boa oportunidade para entenderem de que forma as suas notas, hobbies e objectivos podem ajudá-los a ter o estilo de vida que pretendem.


Como planear refeições, cozinhar e fazer listas de compras

Todos (ou quase todos) sabemos fritar um ovo, mas saber quanto custam os ovos, onde comprar, quais comprar e com que regularidade comprar é igualmente importante. Agora é uma boa oportunidade para começar a envolver os jovens cada vez mais no planeamento das refeições familiares e na preparação da lista de compras e da gestão do orçamento para as mesmas compras.

O próximo nível é envolvê-los na preparação e confecção das refeições, incentivando-os a ter em consideração os valores nutricionais de cada refeição e a aprender a guardar e consumir a comida que sobra.


Primeiros socorros básicos

Também é uma excelente oportunidade para treinar alguns procedimentos de primeiros socorros básicos pois nunca se sabe quando serão necessários. Se tiverem em casa um kit básico de primeiros socorros ainda melhor. Há bastantes recursos na internet que podem ajudar nesta actividade.


A grande maioria destes temas infelizmente não são abordados na Escola, e com a correria do dia-a-dia torna-se também difícil abordar estas competências em família, pelo que devemos aproveitar esta oportunidade para o fazer.


Podem sempre partilhar as vossas aventuras e ideias connosco através do meu e-mail sofia@edu4word.com ou através das nossas redes sociais com a hashtag #moving4word.


Ready, Steady, GO!

©2020 | Edu4WORD® Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

  • youtube
  • linkedin
  • instagram
  • facebook